Schoenberg, Suite Op. 25, Präludium

Um estudo de propriedades intervalares, encadeamentos por semitom e distribuição estatística.

Autores

  • Ricardo Mazzini Bordini Universidade Federal do Maranhão
  • Marcos da Silva Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.315

Resumo

Este trabalho objetiva encontrar encadeamentos relacionados por semitom na peça em epígrafe seguindo o modelo do espaço atonal de encadeamentos. A partir da tese de doutorado de Deborah How identifica-se problemas analíticos ao escandir a série e faz-se uma perquirição das propriedades dos tetracordes e seus tricordes derivados. Escolhe-se trechos selecionados para investigar a presença de encadeamentos por semitom, colhe-se os dados avaliando suas possíveis configurações, faz-se um levantamento de distribuição estatística e conclui-se compilando os dados relevantes em perspectiva.

Biografia do Autor

Ricardo Mazzini Bordini, Universidade Federal do Maranhão

Ricardo Mazzini Bordini (rm.bordini@ufma.br) nascido em Garibaldi (RS) em 1957 possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, regência, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal e composição algorítmica. Atualmente, está cumprindo estágio pós-doutoral da UFBA.

Marcos da Silva Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br) é compositor, professor e pesquisador atuante nas áreas de Teoria e Composição Musical. Cursou graduação, mestrado e doutorado em Composição Musical na Universidade Federal da Bahia. É professor associado da mesma instituição, onde atua na pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação, e administração. Como pesquisador, atua na área de Teoria Musical, especialmente musicologia computacional, teoria dos contornos e análise do particionamento rítmico da textura musical. Na docência, ministra aulas de Harmonia, Forma, Análise, Composição e Instrumentação. Tem experiência na área de tecnologia. Criou os aplicativos Beat Percussion  Fever, Music Star Blocks, MusiContour, RP Scripts e Zarlino, os dois últimos em desenvolvimento contínuo. Atualmente, está conduzindo pesquisa sobre os quartetos de cordas de Haydn a partir de uma metodologia quantitativa, baseada em ferramentas da Musicologia Computacional.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Dossiê