Schoenberg, Suite Op. 25, Präludium

A Study of Intervallic Properties, Semitonal Voice Leading and Statistical Distribution

Authors

  • Ricardo Mazzini Bordini Universidade Federal do Maranhão
  • Marcos da Silva Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.315

Abstract

This paper aims to find semitonal voice-leading in the aforementioned piece, following an atonal voice-leading space model. Based on Deborah How's doctoral dissertation, analytical problems are identified when scanning the series and an investigation of the properties of tetrachords and their derived trichords is carried out. Selected excerpts are chosen to investigate the presence of semitonal voice leading; data is collected by evaluating their possible configurations, a statistical distribution survey is carried out, and the relevant data is compiled in perspective.

Author Biographies

Ricardo Mazzini Bordini, Universidade Federal do Maranhão

Ricardo Mazzini Bordini (rm.bordini@ufma.br) nascido em Garibaldi (RS) em 1957 possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, regência, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal e composição algorítmica. Atualmente, está cumprindo estágio pós-doutoral da UFBA.

Marcos da Silva Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br) é compositor, professor e pesquisador atuante nas áreas de Teoria e Composição Musical. Cursou graduação, mestrado e doutorado em Composição Musical na Universidade Federal da Bahia. É professor associado da mesma instituição, onde atua na pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação, e administração. Como pesquisador, atua na área de Teoria Musical, especialmente musicologia computacional, teoria dos contornos e análise do particionamento rítmico da textura musical. Na docência, ministra aulas de Harmonia, Forma, Análise, Composição e Instrumentação. Tem experiência na área de tecnologia. Criou os aplicativos Beat Percussion  Fever, Music Star Blocks, MusiContour, RP Scripts e Zarlino, os dois últimos em desenvolvimento contínuo. Atualmente, está conduzindo pesquisa sobre os quartetos de cordas de Haydn a partir de uma metodologia quantitativa, baseada em ferramentas da Musicologia Computacional.

Published

2024-12-29