Análise musical do Capricho Polonês (1949) para violino solo de Grazyna Bacewicz

Autores

  • Nathália Gidali Universidade de São Paulo
  • Adriana Lopes da Cunha Moreira Universidade de São Paulo
  • Eliane Tokeshi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.298

Resumo

Este artigo traz uma análise formal e estilística da obra Capricho Polonês (1949) para violino solo da compositora Grazyna Bacewicz (1909–1969). Propõe relacionar parâmetros como forma, recursos temáticos e motívicos, rítmica, articulação e agógica com base nos conceitos de Capriccio e Hauptsatz de Bonds (1991) e nas descrições de funções formais de Mathes (2007). O artigo menciona a busca por uma sonoridade que se assemelhe à do violino popular na Polônia, uma vez que o Capricho Polonês remete a uma dança popular polonesa, o kujawiak. Na conclusão, são destacadas especificidades do estilo composicional de Bacewicz nesta obra.

Biografia do Autor

Nathália Gidali, Universidade de São Paulo

Nathália Gidali (ngidali@usp.br) é violinista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo, com ênfase em musicologia e pesquisa em teoria e análise musical, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira. Em seu mestrado, desenvolve uma pesquisa sobre a Sonata para Violino e Piano (1952) da compositora Galina Ustvolskaya, com financiamento do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Graduada em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com bacharelado em Instrumentos de Cordas e ênfase em Violino, Nathália desenvolveu Iniciação Científica entre 2020 e 2021 sob orientação da Profa. Dra. Eliane Tokeshi, financiada pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo da USP. Em 2024, participou de congressos importantes, como o da ABRAPEM, com o tema “A potencialidade didática do Capricho Polonês (1949) de Grazyna Bacewicz”, e da ANPPOM, com o trabalho “O cânone musical ocidental e a exclusão do Outro”.

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Universidade de São Paulo

Livre-docente, é Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação (2023-) e membro da Comissão de Coordenação do Curso (CoC, 2009-10, 2015-); vice-coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Música (PPGMUS-ECA-USP, 2013-2017, 2021-) e membro titular da Comissão de Coordenação do Programa (CCP, 2013-2017, 2021-); coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-, com organização de 114 palestras entre 2016-2022); fundadora e co-coordenadora do Laboratório PAM de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-); membro dos Conselhos Editoriais dos periódicos científicos Súmula: Revista de Teoría y Análisis Musical (Espanha, 2022-), OPUS (ANPPOM, 2015-), ORFEU (UDESC, 2015-) e Revista Música (USP, 2015-); membro dos Conselhos Fiscais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, 2022-23) e da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística (SJCA, 2021-). Anteriormente, foi: co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019); editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais; membro da Comissão Editorial do Art Research Journal, ARJ (2012-17); co-proponente da Série Didático-Musical (EDUSP e Ed. UNICAMP) e tradutora dos títulos "Percepção musical: prática auditiva para músicos" (Benward; Kolosick, 2009) e "Percepção musical: leitura cantada à primeira vista" (Carr; Benward, 2011); colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012); da Comissão de Elaboração e Realização da Prova de Aptidão em Música do CMU-ECA-USP no Vestibular da FUVEST foi consultora (2011-13), presidente (2007-10) e vice-presidente (2005-06); foi coordenadora (2017-21) e vice-coordenadora (2005-10, 2021-23) da Comissão de Graduação do CMU (2005-10), coordenadora da Comissão de Pesquisa do CMU (2012-14) e vice-chefe do Departamento de Música da ECA (2010-11); membro suplente do Conselho Técnico Administrativo (CTA-ECA-USP, 2019-2023), representante titular dos Professores Associados (2021-23), dos Professores Doutores (2009-11, 2013-17) e representante suplente dos Professores Mestres junto ao Conselho Departamental do CMU (2005-07); membro representante da ANPPOM junto ao Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, ABNT/CE-14 (2011-12), membro da Comissão da Biblioteca da ECA (2012-13), coordenadora de Comunicação do CMU (2006-08); membro representante do CMU junto à Comissão de Elaboração do Projeto Acadêmico da ECA-USP (2018) e ao Grupo de Trabalho Edições da ECA (2005). Possui Doutorado em Música/ Análise Musical (UNICAMP, 2008); Mestrado em Artes-Música/ Fundamentos Teóricos (UNICAMP, 2002) e Graduação em Música/ Instrumento Piano (UNICAMP, 1993). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano.

Eliane Tokeshi, Universidade de São Paulo

Eliane Tokeshi (eliane@usp.br) é violinista com uma carreira multifacetada que abrange atuações como camerista, solista e pedagoga. Vencedora de diversos concursos, desenvolve trajetória artística de destaque. Tem realizado várias estreias de obras, consequência de destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou os CDs Obras para Violino e Piano de César Guerra-Peixe (selo YB), Sons das Américas como integrante do Núcleo Hespérides (selo SESC) e Fragmentos de um Inverno Solar com o Trio Tokeshi-Rosas-Bazarian (PROAC/SP). Bacharel pela UNESP, deu continuidade a seus estudos na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado em violino. É professora de violino do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigos