Considerações sobre a Metodologia de Ensino de Composição de Melodias no Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe

Autores

  • Ernesto Frederico Hartmann Universidade Federal do Espírito Santo
  • Geraldo Alexandre Pereira Júnior Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.42

Resumo

No presente trabalho investigamos os pressupostos metodológicos do ensino de construção melódica do Melos e   Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe. Buscando traçar as referências conceituais nas obras elencadas na bibliografia do Melos, com destaque para The Craft of Musical Composition de Paul Hindemith, estabelece-se um diálogo com outros autores presentes ou não nesta bibliografia, visando contextualizar o método de ensino de Guerra-Peixe com o objetivo de melhor compreender suas qualidades e suas limitações.

Referências

Bas, Julio. 1947. Tradado de La Forma Musical, Buenos Aires: Ricordi.

Brindle, Reginald. 1966. Serial Composition. London: Oxford University Press.

Cowell, Henry. 1930. New Music Resources. New York: Alfred Knopf.

Dallin, Leon. 1974. Techniques of Twentieth Century Composition – a guide to the materials of modern music. Long Beach: California State University Press.

Feger, Yves. 1999. La composition musicale. Lyon: Y. Feger.

__________. 2008. La Melodie - Formation Musicale. Lyon: Y. Feger.

Fux, Johann. 1965. Gradus ad Parnassum. Alfred Man (trad.). New York: Norton.

Guerra-Peixe, César. 1988. Melos e harmonia acústica. Rio de Janeiro: Ricordi.

Hartmann, Ernesto. 2011. O Caderno de Estudos com Koellreutter 1944 e o Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe: similaridades e princípios básicos. Anais do XXI Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, pp.952-958. Uberlândia: UFU.

_________________. 2013. O Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe. Per Musi, Belo Horizonte, n.27, p.50-60.

_________________. 2014. O Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Pei¬xe: um breve estudo de sua estrutura e das influências de Hans Joachin Koellreutter e Paul Hindemith em sua confecção. Ouvirouver, v.10, n. 1, p. 96-118.

Hindemith Paul. 1937. The Craft of Musical Composition. Volumes I e II. New York: Associated Music Publishers Inc., 1937.

Marx, Adolph. 1852. The School of Musical Composition, Practical and Theoretical. Leipzig: Robert Cook.

Persichetti, Vincent. 1961. Twentieth-Century Harmony: Creative Aspects and Practice. New York: W. W. Norton.

Sadie, Stanley (Ed.). 2001. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford University Press.

Schoenberg, Arnold. 1993. Fundamentos da Composição Muscial. Eduardo Seicman (trad.). São Paulo: EDUSP.

Wilkins, Margareth L. 2006. Creative Music Composition – The Young Composers voice. New York: Routledge.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos