Função, expectativa e contexto na harmonia em música popular

Autores

  • Carlos de Lemos Almada Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.306

Resumo

Este artigo discute o papel que as noções de expectativa e contexto exercem na determinação da funcionalidade, considerando condições encontradas especialmente na harmonia estendida da música popular. A partir da ideia de que a análise harmônica nesses contextos pode ser estratificada em diferentes níveis de observação e com o suporte de estudos sobre estrutura harmônica, probabilidade e cognição musical (considerando os conceitos de interesse do trabalho), são propostos tipologias específicas e um modelo analítico, aplicado na seção conclusiva.

Biografia do Autor

Carlos de Lemos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Almada é compositor e professor associado da Escola de Música da UFRJ. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais e internacionais e com artigos publicados em vários periódicos científicos, tem como seus principais interesses de pesquisa a variação musical e estudos sistemáticos em música popular. É autor dos livros Arranjo (2001), A estrutura do choro (2006), Harmonia funcional (2009), Contraponto em música popular (2013), Nas Fronteiras da Tonalidade (2016), A harmonia de Jobim (2022), A melodia de Jobim (2023) e Musical Variation: Toward a Transformational Perspective (2023). É membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, líder do grupo de pesquisa MusMat e coordenador (juntamente com Hugo Carvalho) do Projeto MPB (www.projetompb.com.br), em atividade desde 2023.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Simpósio Teórico-Analítico