Métrica, Ritmo e Hierarquia

Uma análise conceitual sobre a ritmopeia

Autores

  • Gustavo Caum e Silva Universidade de São Paulo
  • Diósnio Machado Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.300

Resumo

Se no século XVIII a ritmopeia foi amplamente discutida por teóricos e estetas, o século XX reaviva esse interesse em lançar luz sobre o parâmetro rítmico, frequentemente negligenciado no período intermediário. Tanto as discussões do passado quanto as contemporâneas buscam esclarecer os conceitos e as complexas interações sonoras que compõem o aspecto musical do ritmo. Este artigo visa realizar uma revisão bibliográfica e mapear a linha teórica que conduz a uma compreensão mais objetiva e clara dos parâmetros fundamentais que definem a natureza do ritmo, investigando sua relação com a métrica, a hipermétrica e os fenômenos sonoros. Para tanto, adotaremos o modelo teórico-analítico proposto por Danuta Mirka, que reconstrói a genealogia das teorias sobre ritmopeia do século XVIII e incorpora as contribuições dos musicólogos contemporâneos. A problemática será abordada a partir de um estudo de caso específico de José Maurício Nunes Garcia, estabelecendo uma conexão entre as diferentes teorias para elucidar os princípios fundamentais que regem a conceituação do ritmo. Um ponto central que perpassa todo o percurso teórico é a ideia de hierarquia como organizadora do processo estético e cognitivo. Assim, este artigo demonstra esse processo como um elemento crucial para a compreensão do ritmo e sua relação com a dimensão métrica.

Biografia do Autor

Gustavo Caum e Silva, Universidade de São Paulo

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes (PPGMUS-ECA/USP), financiado pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Junto ao Laboratório de Musicologia, do qual é membro desde 2017, desenvolve o projeto de pesquisa sobre estruturas métricas e rítmicas nas missas de José Maurício Nunes Garcia, sob orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto.

Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo

Professor   Livre-Docente II da   Escola   de   Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e professor dos programas de Pós-Graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e do Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. É Pesquisador Produtividade 2 do CNPq. É coordenador do Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH). É membro do Studys Groups IMS Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA). É Coordenador do GT ARLAC-IMS Musicologia Decolonial. Integra o Núcleo Caravelas do CESEM da Universidade Nova de Lisboa, onde forma parte do Projeto Temático História da Música em Portugal e no Brasil. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes em 2009 pela tese «Administrando a festa: Música e iluminismo no Brasil colonial», transformada em livro em 2013. É membro-fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS).

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Publicado

2024-06-30 — Atualizado em 2024-07-01

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