Modelando o multimídia

Invenção de um roteiro para análise multimídia voltado aos games

Autores

  • Mateus Lanzarin Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Emboaba de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.296

Resumo

A análise da música para games possui uma quantidade surpreendente de desafios. A interatividade causa problemas na construção da análise do produto, uma vez que introduz uma série de fatores imprevisíveis e que influenciam diretamente na experiência de se jogar um game; na estesia deste meio multimidiático. Além disso, a análise musical dentro do contexto multimídia possui grande potencial de contribuição, uma vez que o som é uma das mídias mais presentes dentre os meios multimidiáticos. Dentro dessa análise multimídia teríamos, então, como fator relevante, a análise musical adequada ao contraponto com outras mídias ao invés de manter-se isolada em seu próprio contexto expressivo. Porém, autores como Whalen, Aarseth, Consalvo, Dutton e Konzack apontam uma escassez e precariedade de metodologias analíticas no universo dos games e da música para games. Visa-se contribuir para o campo da análise musical levando em consideração a priori o contexto específico do multimídia sugerindo um roteiro qualitativo de análise. Tal roteiro adapta o framework de Nicholas Cook, em seu livro Analysing Musical Multimedia (1998), para incorporar a interatividade, imagem e som na análise de um game. Para a concepção do roteiro, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, aprofundada no livro Analysing Musical Multimedia (1998), além de incluir em sua bibliografia trabalhos de Aarseth (2007), Aguiar e Battaiola (2016) para conhecer o funcionamento da interatividade e da imersão dentro dos games, e Jørgensen (2007) e Camargo (2018) para compreender a trilha sonora dos games. Consideramos o produto dessa pesquisa como um ponto de partida exploratório para a análise multimídia voltada para os games, possibilitando a incorporação de variadas análises, como da imagem e da interatividade.

Biografia do Autor

Mateus Lanzarin Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2024). Produtor musical e pianista, também atua na produção técnica de eventos culturais, como também na área de composição de trilhas para teatro e eventos. Graduado em Licenciatura em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2024). Pesquisador e compositor na área de Trilha Sonora com foco em games. Participa desde 2019 do programa de extensão Engenho Musical como cantor no projeto Madrigal UDESC, onde também atua como regente.

 

Fernando Emboaba de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fernando Emboaba de Camargo é Doutor em Música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo Maia Junior a partir do ano de 2014 e pelo Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior de 2016 até o término da tese (2018). Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi a partir do ano de 2011, concluído em 2013. Graduado em Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto com início em 2007, e término em 2010. Atua como professor de Percepção Musical (Efetivo EBTT) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Escola de Música em Natal desde 2021. Pesquisador e compositor nas áreas de Percepção Musical, Teoria da Música e Trilha Sonora com foco em games.

Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo é docente efetiva no Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC desde 2015 em Regência, Coral e Prática de Conjunto e no Programa de Pós Graduação em Música da UDESC, PPGMUS, na linha de pesquisa Processos Criativos. É integrante e líder do grupo de pesquisa MusiCS/UDESC. Seu projeto de pesquisa é sobre a atuação do “Regente na construção da aísthesis musical do educando” e seu programa de extensão “Engenho Musical” coordena os grupos Madrigal Udesc, Big Band Udesc e coral infantil Viva a Voz. Possui Doutorado e Mestrado em musicologia pela Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Bacharelado em Música com habilitação em Regência pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Atuou como regente coral em corais universitários, de escolas, empresas e instituições públicas. É Regente e Docente convidada do Festival Internacional Fiato al Brasile (Itália) desde 2013 até as edições anuais.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos