Questões terminológicas e proposições na busca por uma ontologia de estruturas harmônicas

Autores

  • Marcus Bittencourt Universidade Estadual de Maringa

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.291

Resumo

Este artigo apresenta um fragmento de uma pesquisa mais ampla, com a intenção de antecipar alguns de seus tópicos principais, que visam montar um corpo teórico pedagógico para a Harmonia Musical no contexto do mundo globalizado e diverso do século 21. O fragmento de pesquisa apresentado discute questões terminológicas e proposições para um estudo ontológico de estruturas harmônicas que se preocupa com a definição de quais tipos de objetos musicais de altura definida existem, quantos deles existem, que propriedades eles possuem e quais as suas consequências musicais, tudo organizado em um sistema lógico taxonômico passível de ser referenciado por meio de terminologia adequada. O texto primeiro estabelece a necessidade de tal ontologia e procede com uma descrição da problemática terminológica envolvida em uma ação de formação secundária de termos, um esforço subsequente de nomeação que é ainda mais desafiador quando se lida com uma área tão longeva como a teoria da música. A metodologia usada na recriação terminológica é então descrita, tendo explicada a sua preferência por termos que, independentemente de suas origens lexicográficas e sua prevalência, são palavras únicas que providenciam associação biunívoca, que evitam ambiguidade por sinonímia e polisemia, são autoexplicativas e são de fácil tradução por meio de palavras de mesmo lexema similares em sua forma gráfica. É providenciado então um breve sumário da estrutura da ontologia criada, seguido das definições, origens lexicográficas e estratégias derivacionais de criação neológica para todos os termos nela propostos, incluindo aqueles para serem utilizados na classificação das estruturas harmônicas segundo os critérios de cardinalidade, quiralidade, azimute, intrinsicalidade triádica, proclividades monádica, triádica e transposicional, características limitantes e relações de modalização, de superconjuntos e subconjuntos. Como conclusão, é mostrado um diagrama esquemático da estrutura organizacional da ontologia, juntamente com sua tradução para três línguas diferentes.

 

Biografia do Autor

Marcus Bittencourt, Universidade Estadual de Maringa

Marcus Alessi Bittencourt, is an American-Brazilian composer, pianist, and music theorist. As a composer, he studied with Willy Corrêa de Oliveira, Fred Lerdahl, Joe Dubiel, Jonathan Kramer, and Tristan Murail, and he is prolific both in the instrumental and electroacoustic mediums. His music has been played in the United States, Canada, Europe, and Brazil, and his list of compositions includes works for orchestra, chamber ensembles, choir, solo instruments (specially the piano), operas, as well as several electroacoustic works. As a music theorist, he is a researcher of Riemannian functional harmony and of post-tonal harmonic theories. Marcus Bittencourt holds a bachelor’s degree in Piano Performance from the School of Communications and Arts of the University of São Paulo, Brazil, and master’s and doctoral degrees in music composition from Columbia University in the City of New York. Since 2006, he is a professor of composition, music theory and computer music at the State University of Maringá, Paraná, in Brazil.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos