A síntese entre musica e cantus
Uma análise da sistematização da música e da educação musical na Idade Média
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.284Resumo
O presente artigo examina a Idade Média como um momento chave para a sistematização da prática musical e de seus processos educacionais; mais precisamente, como um período em que ocorre um salto ontológico no desenvolvimento dos processos de produção e reprodução da prática social da música no Ocidente. Fundamentados nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, exploraremos trabalhos dos campos da musicologia, filosofia e educação, percorrendo desdobramentos históricos do pensamento e da pedagogia da música na transição entre a antiguidade clássica e o período medieval, com o objetivo de captar os determinantes ontológicos deste processo de desenvolvimento, especificamente sua manifestação particular na síntese entre a tradição filosófica-especulativa greco-romana (musica) e a prática musical (cantus). O exame desta síntese nos fornece subsídios para a compreensão da natureza e função da música em nossa sociedade, em especial no que responde a sua presença na educação escolar.