A síntese entre musica e cantus

Uma análise da sistematização da música e da educação musical na Idade Média

Autores

  • Thiago Xavier de Abreu Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i1.284

Resumo

O presente artigo examina a Idade Média como um momento chave para a sistematização da prática musical e de seus processos educacionais; mais precisamente, como um período em que ocorre um salto ontológico no desenvolvimento dos processos de produção e reprodução da prática social da música no Ocidente. Fundamentados nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, exploraremos trabalhos dos campos da musicologia, filosofia e educação, percorrendo desdobramentos históricos do pensamento e da pedagogia da música na transição entre a antiguidade clássica e o período medieval, com o objetivo de captar os determinantes ontológicos deste processo de desenvolvimento, especificamente sua manifestação particular na síntese entre a tradição filosófica-especulativa greco-romana (musica) e a prática musical (cantus). O exame desta síntese nos fornece subsídios para a compreensão da natureza e função da música em nossa sociedade, em especial no que responde a sua presença na educação escolar.

Biografia do Autor

Thiago Xavier de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Thiago Xavier de Abreu é graduado em Licenciatura em Artes - Música pela Unicamp (2011), Mestre em Música - Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp (2014), sendo orientado por Marisa Fonterrada, e Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara (2018), sob orientação de Newton Duarte. Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2021-2022), sob supervisão de Dermeval Saviani. Desde o início de sua trajetória profissional, Thiago vem atuando como professor em instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino superior, além de seguir com sua carreira artística como instrumentista, compositor e produtor musical. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG) na área de Educação Musical. É integrante dos grupos Estudos Marxistas em Educação (UNESP), HISTEDBR (UNICAMP) e Músicas e Processos Formativos (UFG), nos quais desenvolve pesquisas no campo da Educação Musical Escolar, estudando as Teorias Pedagógicas com ênfase nos Processos de Ensino-Aprendizagem, História da Educação e Filosofia da Educação.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos