Editorial
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.281Resumo
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Publicado
2023-12-31 — Atualizado em 2024-02-25
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- 2024-02-25 (2)
- 2023-12-31 (1)
Edição
Seção
Editorial
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Gabriel Navia é doutor em teoria e análise musical pela University of Arizona e mestre em performance musical (violão) pela mesma universidade. Durante o seu doutorado, dedicou-se ao estudo da forma sonata na música de Franz Schubert e, atualmente, dedica-se ao estudo analítico de repertórios tonais diversos dos séculos XIX–XXI e da forma de alguns gêneros da música popular latino-americana.
Gabriel Navia tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais, incluindo a EuroMAC 9 (França, 2017), a 17th IASPM Conference (Alemanha, 2017), o III Congresso da TeMA (Rio de Janeiro, 2019) e a 44th SMT Conference (EUA, 2021). Suas mais recentes publicações apareceram em Musica Theorica (2019; 2020), The Sage International Encyclopedia of Music and Culture (2019), Revista Vórtex (2020) e The Routledge Companion to Music Theory Pedagogy (2020).
De 2007 a 2013, Gabriel Navia foi professor assistente nos cursos de violão e de teoria musical na University of Arizona; de 2013 a 2014, foi professor substituto na Universidade Federal de Uberlândia; e, desde 2014 atua como professor de violão e disciplinas teóricas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Gabriel é o editor-chefe da revista Musica Theorica, publicação da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA).
Carole Gubernikoff possui graduação em Música, Composição, pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) realizado com bolsa especial (CNPq) de doutoramento em Paris, no IRCAM. Sua tese versou sobre o tempo e suas representações na música da segunda metade do século XX. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação. Realizou pesquisa de Pós Doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York, em 1997-1998, quando desenvolveu pesquisa sobre a música espectral e harmonia pós serial e Messiaen. Em 2003 defendeu tese para concurso de titular com o tema Análise Musical e empirismo em obras de Tristan Murail e Rodolfo Caesar onde discute o papel da escuta na análise musical em geral e m particular em obras eletroacústicas. Como pesquisadora de produtividade do CNPq desenvolve pesquisa sobre Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX e apartir de 2009 sobre a Reescrita.. Em 2008 realizou estágio pós doutoral CAPES em Paris, na École Normale Sup, em Paris. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Análise e Composição, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, estética, composição musical, música contemporânea e teoria musical. Além das atividades de ensino e pesquisa tem se dedicado também à organização de eventos na áreas de música e estética contemporâneas, acreditando que a produção de conhecimento inclui o acesso e a divulgação dos produtos científicos oriundos do ensino e da pesquisa. Desde maio de 2012 é Decana do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, atividade que se encerrou em 2020. Aposentada desde Janeiro de 2021, oferece disciplinas a curriculos multidisciplinares nas áreas de Humanas, com ênfase em estética, teoria musical e das linguagens e filosofia