O efeito da análise auditiva no ditado melódico

Autores

  • Caroline Caregnato Universidade do Estado do Amazonas
  • Pablo da Silva Gusmão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i1.262

Resumo

Este estudo aborda o ditado melódico em relação à análise auditiva, investigando o efeito de uma análise auditiva, efetuada antes da realização de um ditado, nos resultados deste. Participaram do estudo 98 graduandos em música que realizaram um ditado melódico. Os participantes foram divididos em um grupo de controle e em um grupo experimental. Os sujeitos da situação experimental foram convidados a responder a algumas perguntas sobre a melodia relacionadas a estrutura, motivos e tensão harmônica, antes de notá-la. Os participantes do grupo de controle tiveram um desempenho significativamente melhor. Além disso, não foi encontrada associação entre a precisão da análise e o desempenho na tarefa de ditado. É possível que a diferença de desempenho se deva a uma sobrecarga da atenção, provocada pela dupla tarefa realizada pelo grupo experimental, o que pode acontecer quando a análise auditiva não é uma estratégia bem praticada. A tarefa analítica pode ter afetado a fase de codificação da memória ou pode ter interferido na memória recente. Pesquisas futuras são, portanto, necessárias para determinar o impacto de atividades analíticas treinadas versus não-treinadas no desempenho em ditado melódico.

Biografia do Autor

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas

Caroline Caregnato (ccaregnato@uea.edu.br) é doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). É professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atua no Curso de Graduação em Música e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Tem publicado trabalhos de pesquisa e materiais didáticos no campo do ensino e da aprendizagem de Percepção Musical, além de atuar como professora dessa área nos Cursos Livres de Extensão em Música da UEA, junto a crianças e adolescentes. É líder do grupo de pesquisa Cognição, Educação e Práticas Interpretativas em Música, junto ao qual coordena e desenvolve investigações nas áreas de Cognição e de Educação Musical, como o projeto de pesquisa que deu origem a este artigo, chamado “Verificando a efetividade de estratégias usadas por professores e estudantes para a construção da escrita musical”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pablo da Silva Gusmão, Universidade Federal de Santa Maria

Pablo da Silva Gusmão (pablo.gusmao@ufsm.br) é doutor em Música pela University of North Carolina at Greensboro (UNCG), Bacharel e Mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde ministra as disciplinas de Teoria e Percepção Musical, assim como Tópico de Psicologia e Cognição da Música, nos cursos de graduação em música. Tem desenvolvido e publicado pesquisas na área de Autorregulação da Aprendizagem em Música, particularmente com foco nas questões relacionadas à autoeficácia, motivação e estratégias de aprendizagem da Percepção Musical.

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Publicado

2023-08-04

Edição

Seção

Artigos