O ritmo de ideias básicas de samba

uma abordagem sistemática

Autores

  • Carlos de Lemos Almada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pedro Zisels Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i1.261

Resumo

Integrando uma pesquisa detalhada sobre aspectos estruturais do gênero samba, o presente artigo propõe um recorte no qual é enfocada apenas as configurações rítmicas das ideias básicas (Caplin 1998) de 500 sambas selecionados. A partir de um modelo teórico original e ferramentas computacionais especialmente desenvolvidas, o estudo analisa a construção rítmica das canções selecionadas, considerando diversos níveis de organização e suas combinações. Gráficos e quadros comparativos fornecem um inédito e sistemático painel sobre o ritmo do samba, elencando ainda algumas hipóteses que alimentarão estudos futuros.

Biografia do Autor

Carlos de Lemos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Carlos Almada (carlosalmada@musica.ufrj.br) é professor associado da Escola de Música da UFRJ e, desde 2011, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição. É mestre e doutor em Música pela UNIRIO, com pesquisa teórico-analítica referente à Primeira Sinfonia de Câmara, Op.9 de Schoenberg. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais, internacionais e artigos publicados em periódicos científicos, tendo seus principais interesses gerais de pesquisa vinculados aos campos da Teoria e Análise e Estudos Sistemáticos em Música Popular. Autor dos livros Arranjo (2001), A Estrutura do choro (2006), Harmonia funcional (2009), Contraponto em música popular (2013), Nas fronteiras da tonalidade (2016), A harmonia de Jobim (2022) e Musical Variation (2023). Membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise TeMA. Editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics e líder do grupo de pesquisa MusMat.

Pedro Zisels Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pedro Emmanuel Zisels (pedrozramos@gmail.com) é pesquisador de música popular do Brasil, com foco nos gêneros urbanos do choro e samba carioca. Desenvolve estudos sobre padrões de recorrência de elementos musicais em domínios estruturais, tais como harmonia, ritmo, melodia e forma. Atualmente, cursa o doutorado na linha Poéticas da Criação Musical na UFRJ, explorando modelos teóricos elaborados especificamente para a descrição e análise de melodias de samba carioca. Contribui no aprofundamento de perspectivas sistemáticas para esse gênero, considerando-se sua distribuição temporal de mais de 100 anos. Cursou Mestrado em Música (Composição) pela UFRJ, quando investigou padrões composicionais em contracantos de Pixinguinha, sendo orientado pelo prof. Dr. Carlos Almada.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Edição

Seção

Artigos