Sinfonia Nº 2 (“Brasiliana”) de Walter Burle Marx
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v8i1.219Resumo
Este artigo sobre o compositor brasileiro Walter Burle Marx (nascido em São Paulo, 1902; falecido em Akron, Ohio, 1990) faz parte de um projeto que visa publicar uma edição crítica das suas quatro sinfonias. A Sinfonia nº 2 (“Brasiliana”), escrita em 1950, reflete as influências nacionais e cosmopolitas de Burle Marx. O início do século XX no Brasil foi um período efervescente em que o nacionalismo era a palavra de ordem. Esse clima causou certa hesitação na hora de aceitar Burle Marx no cenário musical brasileiro não só como compositor, mas também como regente. A formação musical deste compositor forjou um vínculo inegável entre a tradição musical e o nacionalismo artístico, imperativo para os compositores da época. No entanto, para o movimento modernista brasileiro na década de 1920, a formação alemã de Burle Marx acabou tornando-se um anátema. Este artigo investiga dois aspectos, um, o ambiente cultural e político do Brasil entre 1922 e 1945, período crítico que teve grande impacto no desenvolvimento em sua carreira; outro, os processos composicionais mais característicos que tornam esta obra marcante na produção sinfônica de Walter Burle Marx.